Antigo: Alunos cadastrados antes de 2023.1
Portal (Novo)Novo: Alunos cadastrados depois de 2023.1
ProfessorO mercado de trabalho atual é competitivo e multifacetado, exigindo uma formação profissional onde o aluno é ativo no processo de ensino-aprendizagem e a integração de várias áreas de conhecimento é fundamental. A educação é vista como um processo em que as instituições de ensino superior têm um papel importante. A metodologia de ensino é voltada para o protagonismo do aluno, onde ele é o centro do processo de ensino-aprendizagem.
As diferentes carreiras do Direito exigem do seu profissional, de conhecimento jurídico sólido, como as disciplinas de Direito Constitucional, Civil e Penal, processual, todavia, é necessário que e o discente desenvolva outros saberes de ciências afins, como a psicologia, antropologia, sociologia e economia que permitirão uma mais ampla compreensão da sociedade e do próprio Direito.
O curso de Direito tem duração de 5 anos e abrange disciplinas teóricas e práticas. Os últimos semestres têm foco na experiência prática, incluindo visitas a prisões e atendimento à comunidade. Os alunos também podem participar de núcleos de estudo e projetos de pesquisa, culminando em um trabalho de conclusão de curso e artigos científicos.
Um profissional de Direito deve agir com ética, honradez e integridade em todas as suas ações, respeitando o código de ética da profissão e os princípios fundamentais da justiça e do direito.
É preciso assumir a responsabilidade pelo trabalho realizado, ciente das possíveis consequências jurídicas, sociais e éticas. O advogado é responsável pelas informações que passa ao cliente, pelas petições e recursos apresentados, pelos documentos elaborados e pelas orientações jurídicas dadas.
A capacidade de argumentação é fundamental para um advogado, pois é por meio dela que ele defenderá os interesses do seu cliente perante as autoridades judiciárias. O advogado precisa saber como construir uma argumentação sólida e convincente, baseada em fatos e em precedentes jurisprudenciais.
O profissional de Direito deve ter um pensamento crítico e analítico, capaz de identificar e solucionar problemas jurídicos complexos.
O estágio em direito pode ser realizado de forma extra-oficial em qualquer período, porém o estágio obrigatório se inicia no sétimo período.