close
Portal (Antigo)

Antigo: Alunos cadastrados antes de 2023.1

Portal (Novo)

Novo: Alunos cadastrados depois de 2023.1

Professor

SOBRE NÓS

História

Na trajetória dos 85 anos de existência do Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário, dois princípios sempre foram a marca da Instituição: a Renovação e a Tradição. Durante as oito décadas a tradição se mantém na formação dos músicos em áreas performáticas, instrumentos e canto, na composição, regência, licenciatura, musicoterapia e música e tecnologia. Dando continuidade ao espírito criativo e inovador dos seis músicos fundadores desta instituição sob a direção do maestro Oscar Lorenzo Fernandez, a renovação se dá sempre na criação de novos cursos.

Em todas as décadas foram propostas pelo CBM a criação de diversas terminalidades que atendessem às necessidades no processo do desenvolvimento musical assegurando, aos estudantes de música, sólida formação acadêmica e dando a possibilidade de reconhecimento dos seus cursos pelo MEC desde 1944. A partir do funcionamento do curso de Mestrado, a pesquisa tornou-se uma prática significativa e o CBM criou o Núcleo de Pesquisa José Maria Neves, a edição da revista Pesquisa & Música e a criação da Editora CBM. A partir de 2000, o CBM elaborou o projeto para tornar-se Centro Universitário, o que foi aprovado em 2002, através da Portaria nº 78 de 16 de janeiro de 2002 e publicado no DOU em 18/02/2002.

A partir do ano de 2014 o Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário , CBM-CeU muda de gestão e o novo Reitor Celio Murillo Menezes da Costa, com a aprovação dos Colegiados Superiores, introduz uma nova filosofia, no CBM-CeU e cria novos cursos nas diversas áreas de conhecimento. O objetivo da nova gestão é oferecer cursos de qualidade em diversas áreas de conhecimento e com valores acessíveis. A partir daí surge o Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário Brasileiro de Educação, CBM-UniCBE, cuja finalidade é ampliar as atividades e atuação na educação superior, ofertando outros tipos de cursos, além dos cursos de Música, com qualidade e compromisso, a diversos bairros do Rio de Janeiro.

E com o propósito de expandir, a primeira unidade do CBM-UniCBE criada está situada no bairro de Santa Cruz. Inaugurada em janeiro de 2015, a unidade de Santa Cruz fica localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. No ano de 2015 são abertas ainda as unidades Penha e Jabour, frutos da expansão do CBM-UniCBE, e no ano de 2016 inaugura-se a Unidade Padre Miguel. A prerrogativa desta expansão está em alcançar classes sociais que tangenciam a margem da sociedade educacional-cultural pelo desprovimento de condições financeiras que impliquem em seu ingresso e permanência no ensino superior. Agora, públicos de bairros que outrora não eram assistidos por uma instituição de ensino superior passam a ter acesso ao CBM-UniCBE, Instituição que tem como objetivo principal contribuir com o progresso das comunidades que a cercam, sempre com foco no desenvolvimento social.

Nas últimas décadas, a Direção e o corpo docente da Instituição têm realizado vários projetos nas áreas sociais com atividades musicais de grupos e atendimentos musicoterápicos, preocupados com o futuro das crianças e dos jovens de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Sabendo das dificuldades econômicas dos estudantes e da população jovem, a instituição vem desenvolvendo projetos em parceria com Estado, Município, União e empresas privadas, onde seus corpos docente e discente, possam se apresentar tocando, ministrando palestras e cursos de extensão. Oferece também a Clínica Social de Musicoterapia Ronaldo Milleco, atendendo gratuitamente pessoas da comunidade. Orienta seus estagiários na promoção e na prevenção da saúde atendendo a população de baixa renda com problemas e distúrbios como: síndrome de Down, Alzheimer e Transtorno Invasivo de Desenvolvimento, entreoutros.

Assim, o Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário Brasileiro de Educação, CBM-UniCBE pode ser considerado um patrimônio cultural deste país pela sua permanência nestes mais de 85 anos oferecendo novos rumos para a formação do ser humano em todas as suas fases, infância, juventude e idosos, além de abrir seus equipamentos artístico-culturais à Cidade do Rio de Janeiro.

Missão

A Missão do Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário Brasileiro de Educação define a sua razão de ser e reflete os motivos pelos quais foi criado, assim como demonstra como a instituição vê sua contribuição em relação à sociedade em geral, respondendo à pergunta sobre porque ela existe. Diante do exposto, o CBM-UniCBE tem como Missão: promover, valorizar, divulgar e ampliar o ensino superior em suas múltiplas interfaces, com destaques para: Música, Educação, Tecnologia, Saúde e Pós-Graduação. Estimular o ser humano para autodesenvolver-se de forma continuada, capacitando-o como cidadão ético, solidário, empreendedor, e que saiba, principalmente, construir pensamentos críticos, baseados na informação e no conhecimento. Ampliar os horizontes para ofertar novas modalidades de cursos superiores de outros campos do conhecimento amparado pela legislação educacional brasileira e por sua autonomia como Centro Universitário.