close
Portal (Antigo)

Antigo: Alunos cadastrados antes de 2023.1

Portal (Novo)

Novo: Alunos cadastrados depois de 2023.1

Professor

REVISTA DIGITAL CBM-UNICBE

Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário , CBM-UniCBE

Praça Marquês de Herval, 4 - Santa Cruz - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 23510-140

Missão

A Revista digital CBM-UniCBE tem como missão a disseminação de produções científicas, de docentes e discentes do CBM-UNICBE, incentivando a interdisciplinaridade e debates acadêmicos para a produção de novos conhecimentos.

Objetivo

A Revista tem como objetivo a publicação de artigos semestrais nas áreas das Humanidades, Saúde e Tecnologias.

Periodicidade

Publicação semestral.

Corpo Editorial / Equipe

O que é uma Revista Científica? Qual é a sua importância para o mercado acadêmico e o de trabalho?

É comum, quando se propõe avançar nos estudos buscando uma Pós-Graduação, que haja a exigência que o aluno publique um texto em alguma revista científica ou que se estude artigos que foram publicados neste veículo. Até mesmo na graduação muitos professores incentivam a prática da busca pelas informações nessas publicações e até a produção textual também. As revistas científicas, tanto no Brasil quanto internacionalmente, desempenham um papel crucial no avanço da ciência e na disseminação do conhecimento acadêmico.

É um meio de publicar estudos relacionados a cada área, com embasamento teórico para as práticas, os conhecimentos e as reflexões de cada profissão. Esses estudos são escritos em formato de artigos científicos. Logo, cada revista é um compilado de artigos, vindos de vários pesquisadores sobre temas diversos de uma mesma área.

Com isso, os pesquisadores (sejam alunos ou professores) podem gerar novos conhecimentos científicos que só se tornam acessíveis ao público quando publicados e, quem sabe, inspirar novas pesquisas ou contribuir com algum estudo já existente.

Os benefícios são muitos: além de se aprofundar em algum tema específico melhorando o rendimento acadêmico, pode ajudar na conquista de bolsas de estudos, na entrada em programas de iniciação científica e em programas de pós-graduação. Atualmente, muitas empresas também consideram como um diferencial profissionais que buscam trazer novos conhecimentos para o mercado.

Quem pode escrever?

Um artigo científico pode ser escrito por todo estudante. É ótimo para a prática da pesquisa e da escrita acadêmica. Mas para ser publicado em alguma revista ou ser submetido em algum congresso ou evento acadêmico, é comum a exigência que a publicação venha assinada em conjunto com um professor orientador.

Onde se encontram essas revistas?

Hoje, a maioria das revistas científicas está disponível na internet para acesso livre de todos. Como são por área de conhecimento, recomenda-se uma pesquisa prévia para onde será enviado o texto ou o que se deseja consultar.

Benefícios para a ciência:

Divulgação do conhecimento: As revistas científicas proporcionam uma plataforma para os pesquisadores compartilharem seus estudos com a comunidade científica. Isso permite que o conhecimento gerado em uma pesquisa seja amplamente disseminado e que outros pesquisadores possam se beneficiar dessas descobertas, construindo novos estudos sobre elas.

Revisão e validação: O processo de revisão por pares das revistas científicas ajuda a garantir a qualidade e a validade dos estudos publicados. A revisão cuidadosa feita por especialistas da área ajuda a identificar possíveis falhas metodológicas, a evitar a publicação de pesquisas fraudulentas ou inadequadas e a melhorar a qualidade geral da pesquisa científica.

Benefícios para a educação:

Fonte de informações confiáveis: As revistas científicas são uma fonte importante de informações confiáveis para estudantes, professores e pesquisadores. Os artigos publicados passam por uma revisão rigorosa, o que aumenta a confiabilidade dos resultados apresentados.

Atualização sobre avanços científicos: As revistas científicas fornecem um meio para acompanhar os avanços científicos em diversas áreas do conhecimento. Elas permitem que estudantes e pesquisadores estejam cientes das últimas descobertas, teorias e metodologias, incentivando a atualização constante do conhecimento.

Cronograma:

Clique aqui para acessar o cronograma

Veja as regras para a publicação:

Clique aqui para acessar as regras da publicação

Revista Digital CBM-UNICBE

Clique aqui para acessar a revista