Antigo: Alunos cadastrados antes de 2023.1
Portal (Novo)Novo: Alunos cadastrados depois de 2023.1
ProfessorA Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação a motricidade ou movimento humano, a cultura do movimento corporal, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico como ginásticas, jogos, esportes, lutas e danças, visando atender às necessidades sociais no campo da saúde, da educação e da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer.
Dada a necessária articulação entre conhecimentos, habilidades, sensibilidade e atitudes requerida do egresso para o futuro exercício profissional, a formação do graduado em Educação Física terá ingresso único, destinado tanto ao bacharelado quanto à licenciatura, e desdobrar-se-á em duas etapas, conforme descrição a seguir:
I - Etapa Comum - Núcleo de estudos da formação geral, identificador da área de Educação Física, comum a ambas as formações
II - Etapa Específica - Na qual os graduandos terão acesso a conhecimentos específicos das opções em bacharelado ou licenciatura, contemplando os conhecimentos da Educação Física com os eixos/setores da saúde, do esporte, da cultura e do lazer e os da formação de professores.
O profissional formado em Educação Física deve possuir um amplo conhecimento técnico e científico sobre a anatomia, fisiologia, biomecânica e psicologia do movimento humano, além de compreender os princípios do treinamento esportivo e do condicionamento físico.
É fundamental que o profissional de Educação Física saiba trabalhar em equipe, já que muitas vezes ele precisará atuar em conjunto com outros profissionais da área de saúde e educação.
O profissional de Educação Física deve ser proativo, buscando sempre atualização e aprimoramento, assim como criar novas estratégias e métodos para incentivar a prática de atividades físicas entre seus alunos.
O profissional de Educação Física deve ser capaz de refletir sobre o papel da atividade física na sociedade e sobre as diferentes formas de promover a prática de exercícios físicos de forma segura e eficiente, além de analisar criticamente as tendências e modismos que surgem na área.
realizar atividades de estágio não curricular e iniciação científica nas diferentes áreas da Biomedicina. Sendo o estágio obrigatório permitido apenas nos dois últimos semestres.